quarta-feira, 1 de setembro de 2010

JULGANDO UM LIVRO PELA CAPA

Eu tive problemas com a balança minha vida toda! Nunca fui magra, mas de uns tempos para cá, andei engordando muito, e estou incomodada com isto, aliás, falar do meu peso é meu calcanhar de aquiles, bem como minha relação com a comida é mio complicada. E como o ser humano adora julgar pelo rótulo, na última semana aconteceram dois fatos que comprovam que as pessoas que têm excesso de peso, sofrem uma discriminação lascada!Fui na loja da Polishop, comprar uma escova rotativa(aquela que faz anúncio na TV, ótima, já testei), e após a vendedora entregar a mercadoria no caixa e ficar ao meu lado tentando me empurrar mais alguma coisa da loja e eu dizendo não, ela me vem com as "pílulas do Dr.Ray", emagrecedor de quitoasa. Pergunto: eu pedi alguma coisa? Meu peso está incomodando ela? Se eu fosse uma grossa, teria dado uma resposta daquelas! Passados alguns dias, estou andando no corresdor aqui no meu serviço e um colega da manutenção(gordinho), está conversando com uma amiga do meu setor, magra. Ele me chama e diz que está conversando com ela sobre um rua, em São Paulo, que ele chama de "rua da gula" pois tem vários restaurantes. E aí, minha amiga diz para ele: nossa, mas a Anna não é gulosa, ela come pouco, a gulosa sou eu! Ou seja, por eu ser gordinha, ele já achou que eu vivo para comer e não como para viver! Pode? Que coisa, né? Por que cada um não cuida da sua vida? E porque o ser humano ter mania de julgar e rotular as pessoas? Me policio tanto para não fazer isto!

2 comentários:

  1. Olá Nalu, me identifiquei muito com seu depoimento, pois tb passo pelos mesmos problemas com a balança e tb engordei muuuito nos últimos 18 meses. Como acabei de me casar, todos vem perguntar se estou grávida! Alguns colocam até a mão na minha barriga! O pior, é que as pessoas só julgam e não sabem as causas do seu problema. No meu caso, estou fazendo terapia e cuidando das verdadeiras causas do meu peso extra, que não é a GULA, e sim a ansiedade e outras coisinhas mais. Realmente é revoltante e fiquei abismada em sentir na pele o que os gordinhos sofrem.
    Mas vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Anna! Adorei o seu BLOG tb!!!! Estou caminhando na minha recuperação. Desejo melhoras na sua bursite tb!
    Pois é! Concordo plenamente com vc, Anna! Não é nada fácil ser gorda! Luto com a balança desde que era pré adolescente...Haja paciência! O pior pra mim foi escutar de vários médicos, veja bem " médicos" que eu era sem vergonha, que comia muito por pura 'sem-vergonhice' e que não assumia que comia, que eu sou assim pq quero, pode um negócio desse?
    Costumo dizer que só quem é gordo sabe entender as dificuldades do que falamos e da luta diária de ser assim. Quem nunca foi não pode nem imaginar um décimo de todos os tipos de dificuldades, desrespeito e constrangimentos pelos quais passamos... Triste isso, muito triste! E o pior é q não vejo uma melhora neste fato, esse preconceito tende a aumentar... Cabe a nós colocarmos a boca no trombone e nos fazer ser ouvidos ou então se acostumar com o fato. Eu acho q eu estou mais para a segunda opção, neste momento da minha vida. Isto não quer dizer que eu não mude de opinião.
    Estou iniciando só agora nessa vida de blogueira, ainda estou aprendendo... me dê um desconto se fizer algo errado, certo?
    Um beijão grande e um ótimo feriadão!!!
    Melhoras, viu?!

    ResponderExcluir